21 turbo motorização
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BI-TURBO
Lourenço
Santana
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21 turbo motorização
Pessoal, quero que me ajudem no seguinte, na primeira serie em que ano existem moficações no motor, foi em abril de 1988? ou foi mais tarde.
Obrigado
Obrigado
Santana- Mensagens : 155
Data de inscrição : 30/11/2008
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Re: 21 turbo motorização
Eventualmente, estou a dizer um grande disparate, mas acho que o 21 TURBO foi lançado mesmo em 1988, e até ao fim de produção não houve alterações mecânicas...
Lourenço- Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/10/2008
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Re: 21 turbo motorização
os primeiros modelos foram em setembro 87 e em abril 88 mudaram os cabos de velas e o distribuidor para uns proprios do 21 porque antes elle usava os mesmos que do 21 txi.
mas o motor foi sempre o mesmo
mas o motor foi sempre o mesmo
BI-TURBO- Mensagens : 75
Data de inscrição : 09/03/2008
Re: 21 turbo motorização
BI-TURBO escreveu:os primeiros modelos foram em setembro 87 e em abril 88 mudaram os cabos de velas e o distribuidor para uns proprios do 21 porque antes elle usava os mesmos que do 21 txi.
mas o motor foi sempre o mesmo
Mas não houve alteraçoes algures antes de passar ao MK2 a nivel por exemplo do arrefecimento do turbo?
Santana- Mensagens : 155
Data de inscrição : 30/11/2008
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Re: 21 turbo motorização
Desconhecia esses pequenos pormenores... mas o meu é de Junho de 88, por isso é que pensei que fossem todos iguais...
Lourenço- Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/10/2008
Idade : 35
Localização : Lisboa
Re: 21 turbo motorização
Lourenço escreveu:Desconhecia esses pequenos pormenores... mas o meu é de Junho de 88, por isso é que pensei que fossem todos iguais...
O meu é de Março de 89 e eu tou com a sensação que em Março ou Abril de 89, houve alterações, mas o meu esta na segunda leva.......eu tenho fotos do primeiro motor para colocar como faço?
Última edição por Santana em Dom Dez 07, 2008 10:20 am, editado 1 vez(es)
Santana- Mensagens : 155
Data de inscrição : 30/11/2008
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Re: 21 turbo motorização
É uma questão de se pesquisar... mas talvez tenhas razão..
Lourenço- Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/10/2008
Idade : 35
Localização : Lisboa
21 turbo motorização
Por aquilo que sei só houve alteraçoes entre 87 e 88, visto que em 87 inda saìa com muitas peças do R21 txi (ou algo parecido) e nos ultimos modelos d 92/93. Mas quanto a refrigeração acho que nao ha problema nenhum, eu tenho um 21turbo de 87 e inda andou uns bons aninhos com um turbo fase II e n houve qualquer problema, bem isso é, até agora que ja foi a vida...
abrx
abrx
den niel- Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/04/2008
Re: 21 turbo motorização
den niel escreveu:Por aquilo que sei só houve alteraçoes entre 87 e 88, visto que em 87 inda saìa com muitas peças do R21 txi (ou algo parecido) e nos ultimos modelos d 92/93. Mas quanto a refrigeração acho que nao ha problema nenhum, eu tenho um 21turbo de 87 e inda andou uns bons aninhos com um turbo fase II e n houve qualquer problema, bem isso é, até agora que ja foi a vida...
abrx
Em que ano é que houve afinal a mudança de Mk1 para 2.
Santana- Mensagens : 155
Data de inscrição : 30/11/2008
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Re: 21 turbo motorização
Penso que em 89... Tal como o R25, mas posso estar errado...
Lourenço- Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/10/2008
Idade : 35
Localização : Lisboa
Re: 21 turbo motorização
Lourenço escreveu:Penso que em 89... Tal como o R25, mas posso estar errado...
Já descobri e percebi o que se passa com o meu carro, então vamos lá esclarecer isto,
O meu carro efectivamente é de Março de 1989.
O Renault 21 foi lançado em 1986, em 1987 aparece o 21 Turbo e em 1989 passa a MK2, e deixaram de ser produzidos em 1994, em 1992/1993 vieram os catalizadores.
Renault 21 1.4 (1986)
Renault 21 GTD (1986)
Renault 21 GTD Nevada (1986)
Renault 21 GTS (1986)
Renault 21 GTX Nevada (1986)
Renault 21 TL (1986)
Renault 21 TS Nevada (1986)
Renault 21 Turbo-D (1986)
Renault 21 TXE (1986)
Renault 21 Turbo (1987)
Renault 21 Ti (1988)
Renault 21 TXi (1988)
Renault 21 1.7 GTS Hatchback (1989)
Renault 21 2.0 GTX Hatchback (1989)
Renault 21 Turbo Quadra (1990)
Ora, a minha confusão estava que sendo o meu carro da fase I, tem o motor da segunda fase, mas quando digo o motor é mesmo tudo, ora cheguei à conclusão de que o meu carro é um carro de transição, carroceria do MKI com a mecanica do MKII.
Ta esclarecido
Santana- Mensagens : 155
Data de inscrição : 30/11/2008
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Re: 21 turbo motorização
Santana escreveu:Lourenço escreveu:Penso que em 89... Tal como o R25, mas posso estar errado...
Já descobri e percebi o que se passa com o meu carro, então vamos lá esclarecer isto,
O meu carro efectivamente é de Março de 1989.
O Renault 21 foi lançado em 1986, em 1987 aparece o 21 Turbo e em 1989 passa a MK2, e deixaram de ser produzidos em 1994, em 1992/1993 vieram os catalizadores.
Renault 21 1.4 (1986)
Renault 21 GTD (1986)
Renault 21 GTD Nevada (1986)
Renault 21 GTS (1986)
Renault 21 GTX Nevada (1986)
Renault 21 TL (1986)
Renault 21 TS Nevada (1986)
Renault 21 Turbo-D (1986)
Renault 21 TXE (1986)
Renault 21 Turbo (1987)
Renault 21 Ti (1988)
Renault 21 TXi (1988)
Renault 21 1.7 GTS Hatchback (1989)
Renault 21 2.0 GTX Hatchback (1989)
Renault 21 Turbo Quadra (1990)
Ora, a minha confusão estava que sendo o meu carro da fase I, tem o motor da segunda fase, mas quando digo o motor é mesmo tudo, ora cheguei à conclusão de que o meu carro é um carro de transição, carroceria do MKI com a mecanica do MKII.
Ta esclarecido
Então, e quais são as diferenças? Entre MK1 e MK2, é que assim sendo, o meu é um MK1 em tudo...
Lourenço- Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/10/2008
Idade : 35
Localização : Lisboa
Re: 21 turbo motorização
Diferenças,
o copo da direcção assistida é diferente, o turbo é refrigerado a agua e depois passa a oleo.
O que fazer para optimizar a primeira serie:
- Retirar a borboleta do radiador para ajudar a arrefecer o motor, pois aquece facilmente, isto de verão, de inverno fazer 5 furos na borboleta e coloca-la.
- Os tubos da agua do turbo, substirui-los por tubos de malha de aço
- Tubagens do turbo, onde circula o ar, colocar tubagens melhores
- Colocar uma dump-valve, dupla, pois a original ao fim de 40000 km, da o berro
- a Wasegate deveria de ser mudada
Opinioes,
Ricardo
o copo da direcção assistida é diferente, o turbo é refrigerado a agua e depois passa a oleo.
O que fazer para optimizar a primeira serie:
- Retirar a borboleta do radiador para ajudar a arrefecer o motor, pois aquece facilmente, isto de verão, de inverno fazer 5 furos na borboleta e coloca-la.
- Os tubos da agua do turbo, substirui-los por tubos de malha de aço
- Tubagens do turbo, onde circula o ar, colocar tubagens melhores
- Colocar uma dump-valve, dupla, pois a original ao fim de 40000 km, da o berro
- a Wasegate deveria de ser mudada
Opinioes,
Ricardo
Última edição por Santana em Ter Dez 09, 2008 2:00 pm, editado 3 vez(es)
Santana- Mensagens : 155
Data de inscrição : 30/11/2008
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Re: 21 turbo motorização
O copo da direcção assistida sabia que era diferente, mas o resto não....
Quanto às alterações, acho que pelo menos pior não hão de fazer...
Mas só exprimentando, já alguem exprimentou alg coisa destaS?!
Quanto às alterações, acho que pelo menos pior não hão de fazer...
Mas só exprimentando, já alguem exprimentou alg coisa destaS?!
Lourenço- Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/10/2008
Idade : 35
Localização : Lisboa
Re: 21 turbo motorização
retirar o termostato não mas fazer-lhe 3 ou 4 furinhos sim ,
dump valve e melhor mudar para uma externa porque e verdade que a d origem dura pouco tempo,
a wase gate d origem não costuma dar problemas.
dump valve e melhor mudar para uma externa porque e verdade que a d origem dura pouco tempo,
a wase gate d origem não costuma dar problemas.
BI-TURBO- Mensagens : 75
Data de inscrição : 09/03/2008
Re: 21 turbo motorização
Lourenço escreveu:O copo da direcção assistida sabia que era diferente, mas o resto não....
Quanto às alterações, acho que pelo menos pior não hão de fazer...
Mas só exprimentando, já alguem exprimentou alg coisa destaS?!
Tudo o que escrevi é o que vou fazer.....depois digo se melhorou.....
Santana- Mensagens : 155
Data de inscrição : 30/11/2008
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Re: 21 turbo motorização
pelo o pouco que sei sairam 2 versoes do 21 turbo entre 87 e 88 tanto que existem algumas diferenças no tablie e parte electrica
Re: 21 turbo motorização
Pedro Lavrador escreveu:pelo o pouco que sei sairam 2 versoes do 21 turbo entre 87 e 88 tanto que existem algumas diferenças no tablie e parte electrica
Certo, os que teem ar condicionado e os que n teem, os tabliers são diferentes.
Ricardo
Santana- Mensagens : 155
Data de inscrição : 30/11/2008
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Re: 21 turbo motorização
Bom, continuo sem carro.......já coloquei a dumpvalve exterior, a sem ja foi desmontada por dentro. Por enquanto foi as alterações que fiz e já puxa......mesmo....
Agora, como esta ainda para colocar a gás, esta dificil a configuração da nova centralina........
Depois, é colocar o filtro de ar de admissão directa, carregar o ar-condicionado.
E preciso da tampa externa do filtro de ar, se alguem tiver uma é gritar sff.
Abraço.
Agora, como esta ainda para colocar a gás, esta dificil a configuração da nova centralina........
Depois, é colocar o filtro de ar de admissão directa, carregar o ar-condicionado.
E preciso da tampa externa do filtro de ar, se alguem tiver uma é gritar sff.
Abraço.
Santana- Mensagens : 155
Data de inscrição : 30/11/2008
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Re: 21 turbo motorização
há ainda uma alteração a nivel da ignição mesmo no final da produção.
Foi abandonada a ignição classica de bobine e modulo de potência placa de ignição com rotor e passou a têr apenas 2 bobines directas ás velas comandadas pelo calculador de injeção.
Ainda temos um R21 turbo detes no centro de formação da Renault, matriculas "AZ"-...
Foi abandonada a ignição classica de bobine e modulo de potência placa de ignição com rotor e passou a têr apenas 2 bobines directas ás velas comandadas pelo calculador de injeção.
Ainda temos um R21 turbo detes no centro de formação da Renault, matriculas "AZ"-...
johnnygt- Mensagens : 35
Data de inscrição : 22/02/2008
informação
boas pessoal gostava de saber umas coisas se algum me poder ajudar agradecia muito gostaria de saber se alguem sabe porque eu não estou muito por dentro dese assunto relativamente a esses motores presisava de saber se alguem sabe quais são as diferenças entre o motor 2.0 12v e o motor 2.0 turbo tirando a parte de um ser turbo e outro não claro basicamente gostava de saber se o que muda é a cabeça do motor visto que não têm o mesmo numero de valvulas pensso que que são ambos de 4 cilindros se alguem estiver por dentro do assunto e poder espelicar o facto das 12 valvilas (funcionamento) como devem ter reparado não estou mesmo nada por dentro destas mecanicas mas como procuro uma mecanica 2.0 turbo e so encontrei até agora um 2.0 12v gostaria de me informar para ver o que dá para fazer nesse motor caso o compra-se (Turbinar).
beato124- Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/06/2009
Re: 21 turbo motorização
no do 12v a parte de baixo do motor e mais fraca e para pores um turbo as valvulas de espace tens de as trocar , o melhor e arranjares um motor do 21 turbo mesmo
BI-TURBO- Mensagens : 75
Data de inscrição : 09/03/2008
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