o meu 21 turbo
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o meu 21 turbo
O meu Renault 21 2l turbo
Tenho este L485 desde 1997, comprei-o a particular na altura atrav?s do Jornal Ocasi?o, tinha perto de 140mil km com a embraiagem a dar as ultimas,e custou-me 890cts o que na altura at? n?o foi mau negocio uma vez que era dificil encontrar um destes por menos de 1500cts(7.500?) .
Bem trata-se de um L485, o r21turbo da 1? fase, do ano de 1988, v?m com ac,da,cb,ve,ta,ep,abs e com discos ?s 4 rodas .
Vou contar um pouco do hist?rico do carro desde que o tenho
Hoje conta com 193.502km, (a foto do quadrante foi tirada hoje 23.12.06).
Como disse anteriormente comprei o carro com a embraiagem a dar as ultimas mas ainda andou uns 2 m?ses at? o rolamento de encosto se ter defeito completamente hehe e l? levou a embraiagem completa por volta dos 140/141mil km e foi curioso na altura consegui comprar a embraiagem mais barata na Renault do que na concorr?ncia hehe(na altura ainda eu n?o estava na renault).
Podem n?o acreditar, mas eu apenas esganei o carro uma vez desde que o tenho, esganar para mim significa atingir a velocidade maxima mas n?o vou dizer quanto marcou no velocimetro porque acho que fica feio dizer e actualmente pela legisla??o actual ? considerado "crime", portanto parece que sou um criminoso (felizmente n?o sou o unico), enfim, avancemos...
Nunca teve uma avaria grave, mas apenas dispendiosa hehe, uma vez desliguei a bateria com o carro a trabalhar e o resultado foi o calculador de inje??o completamente queimado :? , se soubesse o que sei hoje...
Mant?m-se ainda com o mesmo turbo e em estado impecav?l, a manuten??o foi sempre a cada 10mil km, usou sempre Mobil1 5W40, quando vim para a Renault passou a usar o elf excelium ldx 5W40.
Todos os sistemas continuam a funcionar perfeitamente apesar da pouca utiliza??o que o carro actualmente t?m tido, o ABS,o econometro, toda a gest?o do motor, etc.
a unica avaria que n?o o t?m largado s?o as luzes de marcha atr?s que ao fim de um tempo deixam de funcionar, s? dou por isso quando vai ? inspe??o e l? tenho eu de me deitar debaixo dele para mexer nas ficha da caixa e l? volta a funcionar
Nunca gastei um "tost?o" em pintura, o carro est? praticamente como o comprei, apenas costumava polir a pintura antes do inverno ou l? para o fim do ver?o, agora tenho sido mais desleixado.
o "Mirage"...
Dupla bufadeira de origem
Aqui n?o se v? bem mas est? montado em cima de 4 pirelli 6000
t?m ainda o volante original em pele
Aos poucos tenho gasto uns trocos em pequenas coisas mas que fazem diferen?a entre um carro usado e um charuto , at? as capas dos pedais s?o novas, todos os casquilhos dos comandos de velocidades s?o novos, ir? levar tb o punho, estou tb a substituir-lhe todas as tubagens do sistema de refrigera??o tanto em borracha como os met?licos, o radiador logo se v?
ainda t?m um comando do fecho central, tb s? recebi um hehe , muitos de voc?s se calhar n?o conheciam este tipo de comando
um dos up grades que lhe fiz foi montar os cintos de seguran?a atr?s porque foram necess?rios para as cadeiras dos putos
Os cintos vieram da morgue dos carros de onde foram transplantados de um r21 fase2
O comando do GPL foi aplicado por mim no porta moedas, at? parece que estava l? para esse efeito :approve:
o "cockpit" do "mirage"
Bem, passemos ? cavalari?a, mais conhecida por sala das m?quinas, n?o est? com o aspecto de limpeza como eu gosto mas ? o que se pode arranjar agora
o responsav?l disto tudo... o turbo
Aqui temos o conjunto da admiss?o, o corpo de controlo mais conhecido como borboleta e a rampa de inje??o
Grupo mecanico dos trav?es, o sistema de assist?ncia ? travagem e a parte mec?nica do abs est?o aqui.
Ao contr?rio da maioria dos automov?is, o R21 turbo n?o t?m o cl?ssico servo freio que utiliza o v?cuo do motor para funcionar, aqui o sistema ? electrico, ? utilizada uma bomba electrica que produz v?cuo nessa bola negra que podem ver a? junto ao deposito do flu?do hidraulico .
O R21 turbo t?m 2 intercoolers mas aqui na foto apenas ? visiv?l o superior, como podem ver o meu ? todo em aluminio, tive de o alterar devido a umas experi?ncias que fiz no carro, o intercooler costumava rebentar pelos lados at? que chegou um dia em que numa gaz?da simplesmente explodiu e uma parte desapareceu , assim tive de resolver o problema desta forma e as experi?ncias que fiz voltaram ao estado original hehe
Tenho este L485 desde 1997, comprei-o a particular na altura atrav?s do Jornal Ocasi?o, tinha perto de 140mil km com a embraiagem a dar as ultimas,e custou-me 890cts o que na altura at? n?o foi mau negocio uma vez que era dificil encontrar um destes por menos de 1500cts(7.500?) .
Bem trata-se de um L485, o r21turbo da 1? fase, do ano de 1988, v?m com ac,da,cb,ve,ta,ep,abs e com discos ?s 4 rodas .
Vou contar um pouco do hist?rico do carro desde que o tenho
Hoje conta com 193.502km, (a foto do quadrante foi tirada hoje 23.12.06).
Como disse anteriormente comprei o carro com a embraiagem a dar as ultimas mas ainda andou uns 2 m?ses at? o rolamento de encosto se ter defeito completamente hehe e l? levou a embraiagem completa por volta dos 140/141mil km e foi curioso na altura consegui comprar a embraiagem mais barata na Renault do que na concorr?ncia hehe(na altura ainda eu n?o estava na renault).
Podem n?o acreditar, mas eu apenas esganei o carro uma vez desde que o tenho, esganar para mim significa atingir a velocidade maxima mas n?o vou dizer quanto marcou no velocimetro porque acho que fica feio dizer e actualmente pela legisla??o actual ? considerado "crime", portanto parece que sou um criminoso (felizmente n?o sou o unico), enfim, avancemos...
Nunca teve uma avaria grave, mas apenas dispendiosa hehe, uma vez desliguei a bateria com o carro a trabalhar e o resultado foi o calculador de inje??o completamente queimado :? , se soubesse o que sei hoje...
Mant?m-se ainda com o mesmo turbo e em estado impecav?l, a manuten??o foi sempre a cada 10mil km, usou sempre Mobil1 5W40, quando vim para a Renault passou a usar o elf excelium ldx 5W40.
Todos os sistemas continuam a funcionar perfeitamente apesar da pouca utiliza??o que o carro actualmente t?m tido, o ABS,o econometro, toda a gest?o do motor, etc.
a unica avaria que n?o o t?m largado s?o as luzes de marcha atr?s que ao fim de um tempo deixam de funcionar, s? dou por isso quando vai ? inspe??o e l? tenho eu de me deitar debaixo dele para mexer nas ficha da caixa e l? volta a funcionar
Nunca gastei um "tost?o" em pintura, o carro est? praticamente como o comprei, apenas costumava polir a pintura antes do inverno ou l? para o fim do ver?o, agora tenho sido mais desleixado.
o "Mirage"...
Dupla bufadeira de origem
Aqui n?o se v? bem mas est? montado em cima de 4 pirelli 6000
t?m ainda o volante original em pele
Aos poucos tenho gasto uns trocos em pequenas coisas mas que fazem diferen?a entre um carro usado e um charuto , at? as capas dos pedais s?o novas, todos os casquilhos dos comandos de velocidades s?o novos, ir? levar tb o punho, estou tb a substituir-lhe todas as tubagens do sistema de refrigera??o tanto em borracha como os met?licos, o radiador logo se v?
ainda t?m um comando do fecho central, tb s? recebi um hehe , muitos de voc?s se calhar n?o conheciam este tipo de comando
um dos up grades que lhe fiz foi montar os cintos de seguran?a atr?s porque foram necess?rios para as cadeiras dos putos
Os cintos vieram da morgue dos carros de onde foram transplantados de um r21 fase2
O comando do GPL foi aplicado por mim no porta moedas, at? parece que estava l? para esse efeito :approve:
o "cockpit" do "mirage"
Bem, passemos ? cavalari?a, mais conhecida por sala das m?quinas, n?o est? com o aspecto de limpeza como eu gosto mas ? o que se pode arranjar agora
o responsav?l disto tudo... o turbo
Aqui temos o conjunto da admiss?o, o corpo de controlo mais conhecido como borboleta e a rampa de inje??o
Grupo mecanico dos trav?es, o sistema de assist?ncia ? travagem e a parte mec?nica do abs est?o aqui.
Ao contr?rio da maioria dos automov?is, o R21 turbo n?o t?m o cl?ssico servo freio que utiliza o v?cuo do motor para funcionar, aqui o sistema ? electrico, ? utilizada uma bomba electrica que produz v?cuo nessa bola negra que podem ver a? junto ao deposito do flu?do hidraulico .
O R21 turbo t?m 2 intercoolers mas aqui na foto apenas ? visiv?l o superior, como podem ver o meu ? todo em aluminio, tive de o alterar devido a umas experi?ncias que fiz no carro, o intercooler costumava rebentar pelos lados at? que chegou um dia em que numa gaz?da simplesmente explodiu e uma parte desapareceu , assim tive de resolver o problema desta forma e as experi?ncias que fiz voltaram ao estado original hehe
johnnygt- Mensagens : 35
Data de inscrição : 22/02/2008
Re: o meu 21 turbo
Uma pequena actualização do torkizilla antes que fique esquecido
Finalmente lá arranjei tempo para trocar o dispositivo de visibilidade nocturna que havia sido destruido misteriosamente...
e pronto, já está bom da vista outra vêz
tks Pedro
Finalmente lá arranjei tempo para trocar o dispositivo de visibilidade nocturna que havia sido destruido misteriosamente...
e pronto, já está bom da vista outra vêz
tks Pedro
johnnygt- Mensagens : 35
Data de inscrição : 22/02/2008
Re: o meu 21 turbo
agora ta todo catita nao tens que agradecer johnny so queria que o torkzilla tivesses de novo na estrada pra fazer companhia ao meu
Re: o meu 21 turbo
lá ganhei coragem e aproveitei um pouco de tempo disponivel para substituir o radiador de chaufage
deu uma trabalheira mas valeu a pena , a ver se não me meto noutra outra vez
Acabei por desmontar mais do que era preciso mas enfim, é o que dá de mexer sem ler os manuais hehe
e aqui já está cá fora , trabalheira do caraças
agora é preciso tirar a caixa completa da climatização
aqui já com a climatização extraida
agora uma vez que já está cá fora aproveitei para limpar isto tudo
e aqui está o responsavel da minha desgraça e do vosso entretenimento , o radiador da chaufage, está porreiro não está?!
a limpeza interna da climatização , aqui está o motor de admissão de ar
aqui o condensador do a/c, estava completamente obstruido com lixo...
como disse anteriormente, acabei por desmontar mais do que era necessário por isso montei tudo no exterior antes de voltar a montar no carro hehe
lubrificar todos os mecanismos antes de voltar a montar
montar tudo outra vez , hája paciência!!!
deu uma trabalheira mas valeu a pena , a ver se não me meto noutra outra vez
Acabei por desmontar mais do que era preciso mas enfim, é o que dá de mexer sem ler os manuais hehe
e aqui já está cá fora , trabalheira do caraças
agora é preciso tirar a caixa completa da climatização
aqui já com a climatização extraida
agora uma vez que já está cá fora aproveitei para limpar isto tudo
e aqui está o responsavel da minha desgraça e do vosso entretenimento , o radiador da chaufage, está porreiro não está?!
a limpeza interna da climatização , aqui está o motor de admissão de ar
aqui o condensador do a/c, estava completamente obstruido com lixo...
como disse anteriormente, acabei por desmontar mais do que era necessário por isso montei tudo no exterior antes de voltar a montar no carro hehe
lubrificar todos os mecanismos antes de voltar a montar
montar tudo outra vez , hája paciência!!!
johnnygt- Mensagens : 35
Data de inscrição : 22/02/2008
Re: o meu 21 turbo
Malta, este binteium turbo já não é meu, foi para o Nuorte e parece que ficou em mãos, assim espero.
Adeus velho amigo, durante 12 anos estiveste nesta familia e sempre foste um bom companheiro na estrada.
Passamos juntos as dificuldades habituais de inicio da vida, divertimo-nos á grande muitas vezes...
tambem nos envergonhamos algumas vezes, não eras o melhor do mundo,há melhores claro, mas nunca nos chateamos por causa disso.
Agora sinto que te "abandonei".
No fim eu dizia, estás aí parado, vou vender-te, és apenas um carro, és apenas um carro...
Embora a minha mente o confirme, o meu coração dizia o contrário, mas ele não falou mais alto...
Quando partis-te e viras-te a esquina da nossa rua pela ultima vêz, invonluntáriamente apoderaram-se de mim emoções que não imaginava que um "carro" me podesse provocar, as lágrima correram-me pela face, tal como agora ao escrever estas palavras...
Nesse momento é que percebi que para mim afinal não eras apenas um carro, eras muito mais do que isso...eras parte desta familia...
Sinto que de alguma forma te traí e abandonei ao destino...
resta-me agora pensar que foste para melhor...
Adeus velho amigo...fizes-te parte da minha vida e isso já ninguem pode tirar.
Espero voltar a vêr-te na estrada qualquer dia...
Adeus velho amigo, adeus...
Ao meu binteíum turbo...
e assim fechou-se um ciclo
Adeus velho amigo, durante 12 anos estiveste nesta familia e sempre foste um bom companheiro na estrada.
Passamos juntos as dificuldades habituais de inicio da vida, divertimo-nos á grande muitas vezes...
tambem nos envergonhamos algumas vezes, não eras o melhor do mundo,há melhores claro, mas nunca nos chateamos por causa disso.
Agora sinto que te "abandonei".
No fim eu dizia, estás aí parado, vou vender-te, és apenas um carro, és apenas um carro...
Embora a minha mente o confirme, o meu coração dizia o contrário, mas ele não falou mais alto...
Quando partis-te e viras-te a esquina da nossa rua pela ultima vêz, invonluntáriamente apoderaram-se de mim emoções que não imaginava que um "carro" me podesse provocar, as lágrima correram-me pela face, tal como agora ao escrever estas palavras...
Nesse momento é que percebi que para mim afinal não eras apenas um carro, eras muito mais do que isso...eras parte desta familia...
Sinto que de alguma forma te traí e abandonei ao destino...
resta-me agora pensar que foste para melhor...
Adeus velho amigo...fizes-te parte da minha vida e isso já ninguem pode tirar.
Espero voltar a vêr-te na estrada qualquer dia...
Adeus velho amigo, adeus...
Ao meu binteíum turbo...
e assim fechou-se um ciclo
johnnygt- Mensagens : 35
Data de inscrição : 22/02/2008
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