O regresso á estrada :D
+3
david
Pedro Lavrador
Silveira
7 participantes
Página 1 de 1
O regresso á estrada :D
Ora bem em junho de 2007 adquiri um 2L Turbo com o intuito de o trazer aos tempos de glória. Era um carro q sempre me despertou á atenção e assim juntei o ao GTT q tenho lá em casa. Digamos q é o melhor de 2 mundos O preço era atractivo e depois de ir ver o carro fiquei com a sensação q seria uma boa base para um bom projecto... Trata se de um ph1 de 88 branco um bocado desgastado de interiores e exteriores mas com uma mecanica q á partida pareçe me estar saudável, embora necessite de alguma atenção!
De interiores realmente o que me preocupa é o estado do tablier( partido numa zona digamos q melindrosa e q dá msm um mto mau aspecto), consola central (andaram a furar aquilo tudo talvez para intalar um radio ) e dos bancos da frente q embora n apresentem rasgoes tem a pele demasiado ressequida. Aqui ficam algumas fotos q exemplificam isso:
A nivel de exteriores pretendo arranjar o q está mal e dar lhe uma pintura total mantendo a cor branca mas com outra referencia. Será o branco glaciar ref.389 utilizado no GT Turbo e noutros carros...
Fica aqui o exemplo:
De mecanica lá tem de vir um tubo ou outro e o sistema de refrigeração percisa de algum trabalho visto estar digamos q meio aldrabado, nada de preocupante afinal tem 20 anos, e será alvo de uma revisão geral completa(oleos, filtros, velas, correias). Isto para alem de uma operaçãozinha de cosmética! E lá mais para a frente mais uns cvs quem sabe... Fica aqui uma foto da casa das máquinas:
E pronto está assim feita a apresentação do meu projecto. Agora q acabaram as férias a ver se vou avançando isto. QQ coisa q faça vou postando aqui e estou a contar com a vossa ajuda nas duvidas lol!
abraços,
Silveira
(recuperação antigo forum)
De interiores realmente o que me preocupa é o estado do tablier( partido numa zona digamos q melindrosa e q dá msm um mto mau aspecto), consola central (andaram a furar aquilo tudo talvez para intalar um radio ) e dos bancos da frente q embora n apresentem rasgoes tem a pele demasiado ressequida. Aqui ficam algumas fotos q exemplificam isso:
A nivel de exteriores pretendo arranjar o q está mal e dar lhe uma pintura total mantendo a cor branca mas com outra referencia. Será o branco glaciar ref.389 utilizado no GT Turbo e noutros carros...
Fica aqui o exemplo:
De mecanica lá tem de vir um tubo ou outro e o sistema de refrigeração percisa de algum trabalho visto estar digamos q meio aldrabado, nada de preocupante afinal tem 20 anos, e será alvo de uma revisão geral completa(oleos, filtros, velas, correias). Isto para alem de uma operaçãozinha de cosmética! E lá mais para a frente mais uns cvs quem sabe... Fica aqui uma foto da casa das máquinas:
E pronto está assim feita a apresentação do meu projecto. Agora q acabaram as férias a ver se vou avançando isto. QQ coisa q faça vou postando aqui e estou a contar com a vossa ajuda nas duvidas lol!
abraços,
Silveira
(recuperação antigo forum)
Re: O regresso á estrada :D
Bem tenho afastado destas lides mas agora q começou o novo ano a ver se dou toda a atenção ao menino durante as folgas! Quero ver ele recuperado ate agosto! Hoje começei a por mão á obra :wink:
1º q nada começei por desmontar o tablier e a caixa de climatização devido ao facto de ter o radiador da sofagem a verter agua. No entanto e durante a desmontagem vi q o tablier já tinha chegado ao fim da sua vida util. Tava todo colado por dentro, todo partido e a minima força partiu se outra vez td! Terei de arranjar outro...
Fica aqui uma imagem dele desmontado....
No entanto hoje começei por tratar da caixa de climatização! Não imaginam a quantidade porcaria acumulada ao fim de 20 anos q existe nestas caixas...
Eis uma visão da dita caixa cá fora mas ainda montada:
Vai se desmontando aos poucos...:
A ventoinha teve q sair fora:
Et Voilá já tá aberta. Dentro dela encontra se o radiador (condensador) do ar condicionado:
E que limpinho q ele está :
Bem toca a limpar td...:
E começar a montar :wink: :
Pronto depois das ligações feitas, relés presos etc aqui está a caixa montada:
Por ultimo faltava lhe o causador de isto tudo... radiador da sofagem:
Aqui está ela pronta para mais 20 anos espero eu :
E pronto amanhã lá vai ela para o sitio:
Amanhã há mais! :wink:
1º q nada começei por desmontar o tablier e a caixa de climatização devido ao facto de ter o radiador da sofagem a verter agua. No entanto e durante a desmontagem vi q o tablier já tinha chegado ao fim da sua vida util. Tava todo colado por dentro, todo partido e a minima força partiu se outra vez td! Terei de arranjar outro...
Fica aqui uma imagem dele desmontado....
No entanto hoje começei por tratar da caixa de climatização! Não imaginam a quantidade porcaria acumulada ao fim de 20 anos q existe nestas caixas...
Eis uma visão da dita caixa cá fora mas ainda montada:
Vai se desmontando aos poucos...:
A ventoinha teve q sair fora:
Et Voilá já tá aberta. Dentro dela encontra se o radiador (condensador) do ar condicionado:
E que limpinho q ele está :
Bem toca a limpar td...:
E começar a montar :wink: :
Pronto depois das ligações feitas, relés presos etc aqui está a caixa montada:
Por ultimo faltava lhe o causador de isto tudo... radiador da sofagem:
Aqui está ela pronta para mais 20 anos espero eu :
E pronto amanhã lá vai ela para o sitio:
Amanhã há mais! :wink:
Re: O regresso á estrada :D
Bem hoje n fiz muito devido a n encontrar o tablier para ele... Mas restirei a instalação do antigo tablier, limpei, apliquei bala em todos os conectores, reparei 2 ou 3 fios e ainda puz o carro a bulir no fim do dia!
O estado geral é mais ou menos este:
É uma confusão de fiarada mas... é mais facil do q aparenta :wink: !
Proximas evoluções espero ser eu a instalar um tablier! :wink:
O estado geral é mais ou menos este:
É uma confusão de fiarada mas... é mais facil do q aparenta :wink: !
Proximas evoluções espero ser eu a instalar um tablier! :wink:
Re: O regresso á estrada :D
Ok Depois de 2 dias de arduo trabalho (lol) tinha hj tudo preparado para montar o tablier... Mas surgiu um grande contratempo!
Eis 2 fotos do tablier pronto a ir para o sitio:
...E o sitio para onde ia:
Só q depois reparei no seguinte pormenor q me tinha escapado desde o inicio... como me centrei mais no problema da instalação, e na conversão desta, nem reparei neste pequeno grande pormenor:
Acontece este tablier vem dum carro sem ar condicionado, logo é incompativel com a minha caixa de climatização q é bem maior! Podia convertê lo para utilizar com ar cond mas n o vou fazer... Em conversa com o joca já lhe tinha dito q estava a pensar tirar o ar cond e depois disto é isso mesmo q vou fazer... Menos peso mais anda, e é menos uma correia para um gajo se preocupar... E para alem disso já n se fabrica gáz para estes ar condicionados...
Assim sendo estou a procura de uma caixa de climatização para um r21, seja ele qual for desde q n tenha ar cond! :wink:
Eis 2 fotos do tablier pronto a ir para o sitio:
...E o sitio para onde ia:
Só q depois reparei no seguinte pormenor q me tinha escapado desde o inicio... como me centrei mais no problema da instalação, e na conversão desta, nem reparei neste pequeno grande pormenor:
Acontece este tablier vem dum carro sem ar condicionado, logo é incompativel com a minha caixa de climatização q é bem maior! Podia convertê lo para utilizar com ar cond mas n o vou fazer... Em conversa com o joca já lhe tinha dito q estava a pensar tirar o ar cond e depois disto é isso mesmo q vou fazer... Menos peso mais anda, e é menos uma correia para um gajo se preocupar... E para alem disso já n se fabrica gáz para estes ar condicionados...
Assim sendo estou a procura de uma caixa de climatização para um r21, seja ele qual for desde q n tenha ar cond! :wink:
Re: O regresso á estrada :D
Bem depois de alguns dias de indecisão o jonnhy descobriui um velho doc da renault (obg man) q mostrava como se fazer a converão de um tablier sem ar cond para ar cond! Assim foi so trocar o q tinha a trocar, um corte ali e outro acolá e está montado! Faltam somente agr fazer algumas ligações mas hoje já n tenho tempo... no entanto ficará tudo feito esta semana!
Ficam aqui umas fotos:
Por acaso gosto do aspecto final, pode perder em originalidade mas~a verdade é q este tablier é mto mais robusto q os ph1
Ficam aqui umas fotos:
Por acaso gosto do aspecto final, pode perder em originalidade mas~a verdade é q este tablier é mto mais robusto q os ph1
Re: O regresso á estrada :D
Finalmente dou o trabalho terminado... por agora:
Finalmene tenho tudo a funcionar menos o ar condicionado pois falta me uma peça para o pôr a andar! (Comando manual de ac presente nos 19 txi, se alguem tiver disso diga me...) Ainda tenho de ver se uso aquelas manhas dos gajos do detalhe para ele ficar 100% no entanto tou bastante contente com o efeito visual (e práctico) deste tablier...
Já agora alguem conheçe na zona de lisboa um bom estofador? O chamado B.B? (BOm e barato )
Os meus bancos da frente estão uma lástima e por causa da montagem do tablier ainda mais os estraguei!
Agora é a vez da mecânica!
Finalmene tenho tudo a funcionar menos o ar condicionado pois falta me uma peça para o pôr a andar! (Comando manual de ac presente nos 19 txi, se alguem tiver disso diga me...) Ainda tenho de ver se uso aquelas manhas dos gajos do detalhe para ele ficar 100% no entanto tou bastante contente com o efeito visual (e práctico) deste tablier...
Já agora alguem conheçe na zona de lisboa um bom estofador? O chamado B.B? (BOm e barato )
Os meus bancos da frente estão uma lástima e por causa da montagem do tablier ainda mais os estraguei!
Agora é a vez da mecânica!
Re: O regresso á estrada :D
Bem hoje foi mais um dia de volta do binte1:
Aspecto geral da "engine bay":
Aos poucos foi se desmontando as coisas para se verificar o q estava mal e lá começaram a aparecer as mazelas:
Um tubo da admissão "improvisado":
Outro do turbo tambem "improvisado":
A pouco e pouco ia ficando com o jardim cheio da material :
Fica aqui 2 Fotos dos Ic's para quem nc viu os do 21:
Um muito similar ao gtt
E o outro um pouco menor
Já agora 2 curiosidades:
Este é a caixa do filtro de ar do 21, o mesmo q era usado nos clios de gr.A:
E a protecção do turbo vindo directamente da F1, o material era exactamente o mesmo q equipava os renaults da f1 na altura:
O estado do motor era este nesta altura:
Faltava tirar o radiador pois o objectivo é de imediato trocar a correia de distribuição e a bomba de agua, só por descargo de consciencia visto n querer ter este trabalho outra vez
Mas mal tiro o radiador noto aquilo q suspeitava á já mto tempo, devido aos antigos propietários andarem a por lhe agua o radiador estava completamente cheio de merda... Aquilo tava cheio de uma especie de lama:
Tentei limpar o radiador com a ajuda de um liquido proprio de limpeza da Elf e com uma mangueira sob pressão... Finalmente tenho aquilo a jorrar agua limpinha mas tive de fazer muitas passagens de agua e o liquido foi determinante! Depois de o utilisar notei uma grande diferença a nivel de caudal de agua pois agora corre com muito maior cadencia do q aquilo que corria o q me leva a crer q o radiador estava n so sujo como bloqueado em algum ponto. O produto foi este:
Pronto Finalmente aquilo que eu procurava apareceu :
Agora fica a aguardar ate voltar a ter tempo para trocar a correia e a bomba. Mas o resultado final é positivo visto n estar nada mal de orgãos vitais! N existe fugas de oleo, o turbo n tem folga e n existe oleo na admissão logo a despesa n vai ser assim tanta
Aspecto geral da "engine bay":
Aos poucos foi se desmontando as coisas para se verificar o q estava mal e lá começaram a aparecer as mazelas:
Um tubo da admissão "improvisado":
Outro do turbo tambem "improvisado":
A pouco e pouco ia ficando com o jardim cheio da material :
Fica aqui 2 Fotos dos Ic's para quem nc viu os do 21:
Um muito similar ao gtt
E o outro um pouco menor
Já agora 2 curiosidades:
Este é a caixa do filtro de ar do 21, o mesmo q era usado nos clios de gr.A:
E a protecção do turbo vindo directamente da F1, o material era exactamente o mesmo q equipava os renaults da f1 na altura:
O estado do motor era este nesta altura:
Faltava tirar o radiador pois o objectivo é de imediato trocar a correia de distribuição e a bomba de agua, só por descargo de consciencia visto n querer ter este trabalho outra vez
Mas mal tiro o radiador noto aquilo q suspeitava á já mto tempo, devido aos antigos propietários andarem a por lhe agua o radiador estava completamente cheio de merda... Aquilo tava cheio de uma especie de lama:
Tentei limpar o radiador com a ajuda de um liquido proprio de limpeza da Elf e com uma mangueira sob pressão... Finalmente tenho aquilo a jorrar agua limpinha mas tive de fazer muitas passagens de agua e o liquido foi determinante! Depois de o utilisar notei uma grande diferença a nivel de caudal de agua pois agora corre com muito maior cadencia do q aquilo que corria o q me leva a crer q o radiador estava n so sujo como bloqueado em algum ponto. O produto foi este:
Pronto Finalmente aquilo que eu procurava apareceu :
Agora fica a aguardar ate voltar a ter tempo para trocar a correia e a bomba. Mas o resultado final é positivo visto n estar nada mal de orgãos vitais! N existe fugas de oleo, o turbo n tem folga e n existe oleo na admissão logo a despesa n vai ser assim tanta
Re: O regresso á estrada :D
Bem já há algum tempo q n faço um updatezinho nisto e é tempo de agora de o fazer! Quer agradecer ao joka em especial por me ter safado nalgumas situações, em concreto na correia de distribuição (foi ele q a montou sozinho ) e no arranjo de um tubo plo qual na renault me pediam 26cts e que me acabou por sair a 26 euros Mto Obrigado man!
1º q nada reunir todo o material:
Aqui com a correia de distribuição e tensor já montados:
Bem e como referiram e bem o facto do motor necessitar de um facelift lá se procedeu a recuperação de algumas peças q dão já outro ar ao engine bay... No entanto mais peças irão ser tratadas a seu tempo
Começê-mos pêla tampa da distribuição q apresentava este lindo estado:
Aqui uma fase intermédia da recuperação...:
...e aqui o resultado final. N utilisei tinta preta pq n tinha mas n desgostei do resultado final, afinal de contas ate acaba por dar um ar mais iluminado debaixo do capot
Bem continuemos com uma derivação da refrigeração, com 20 anos de merda, calcário, oleo etc acumulado as imagens falam por si...:
Pronto e eis o resultado final (parecido hein )
Procedemos para mais um tubo do circuito de refrigeração igualmente cheio de merda:
Eu tinha uma grande fuga de liquido refrigerante embora não percebesse bem de onde de onde era, pois os tubos de borracha q vinham dar a este estavam em bom estado aparente... depois tirar os tubos de borracha e verificar o buracão q este tubo tinha numa das extensões ficou tudo esclarecido Impressionante como a idade é fdd...
Bem precisando eu dum tubo destes dirijo me á renault para mandar vir o tubo e mais alguns q irei renovar, quando para meu espanto pedem me 26cts por ele
Acabou por ir ao torno por as 4 pontas novas e saiu me o trabalhinho por 26Euros... Obrigado Joka! :wink:
Se algum dia precisarem deste tubo ponderem esta hipotese pois na renault é um roubo e o resultado final é similar:
Bem neste momento o aspecto é este:
Por agr é tudo mas espero amanha dar um bom avanço nele se o tempo o permitir
1º q nada reunir todo o material:
Aqui com a correia de distribuição e tensor já montados:
Bem e como referiram e bem o facto do motor necessitar de um facelift lá se procedeu a recuperação de algumas peças q dão já outro ar ao engine bay... No entanto mais peças irão ser tratadas a seu tempo
Começê-mos pêla tampa da distribuição q apresentava este lindo estado:
Aqui uma fase intermédia da recuperação...:
...e aqui o resultado final. N utilisei tinta preta pq n tinha mas n desgostei do resultado final, afinal de contas ate acaba por dar um ar mais iluminado debaixo do capot
Bem continuemos com uma derivação da refrigeração, com 20 anos de merda, calcário, oleo etc acumulado as imagens falam por si...:
Pronto e eis o resultado final (parecido hein )
Procedemos para mais um tubo do circuito de refrigeração igualmente cheio de merda:
Eu tinha uma grande fuga de liquido refrigerante embora não percebesse bem de onde de onde era, pois os tubos de borracha q vinham dar a este estavam em bom estado aparente... depois tirar os tubos de borracha e verificar o buracão q este tubo tinha numa das extensões ficou tudo esclarecido Impressionante como a idade é fdd...
Bem precisando eu dum tubo destes dirijo me á renault para mandar vir o tubo e mais alguns q irei renovar, quando para meu espanto pedem me 26cts por ele
Acabou por ir ao torno por as 4 pontas novas e saiu me o trabalhinho por 26Euros... Obrigado Joka! :wink:
Se algum dia precisarem deste tubo ponderem esta hipotese pois na renault é um roubo e o resultado final é similar:
Bem neste momento o aspecto é este:
Por agr é tudo mas espero amanha dar um bom avanço nele se o tempo o permitir
Re: O regresso á estrada :D
Bem isto foi o trabalho todo nos ultimos meses... só agr compilei tudo visto ter perdido o fio a meada com o abandono do antigo forum! Qq sugestão/critica é bem vinda!
Re: O regresso á estrada :D
belo restauro sim senhora o tablie ta impec por acaso precisa pro meu o carro ta em boas maos quero ver a fera no proximo encontro
Re: O regresso á estrada :D
Esses tubos de borraxa q apresentaste improvisados são os do turbo?
Como resolveste?
Como resolveste?
Ricardo Gomes- Mensagens : 67
Data de inscrição : 03/03/2008
Re: O regresso á estrada :D
Ricardo Gomes escreveu:Esses tubos de borraxa q apresentaste improvisados são os do turbo?
Como resolveste?
Mandei vir da renault mas sim são caros, quase 100 euros o q estava todo axanatado... Agr falta me ainda mais um da admissão, aquele q faz as derivações do respiro do oleo... Q é ainda mais caro!!
Resposta
Oi, ta mt fixe... parabens plo teu trabalho, spero k a partir d agr t corra td bm.
Abraxo
Abraxo
den niel- Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/04/2008
Re: O regresso á estrada :D
Ficou com aspecto muito mais "novo"
Agora é tratar do exterior pra ficar todo "novo"
Agora é tratar do exterior pra ficar todo "novo"
david- Mensagens : 27
Data de inscrição : 26/03/2008
Re: O regresso á estrada :D
tá a ficar com muito bom aspecto
odracir- Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/05/2011
Re: O regresso á estrada :D
O tubo que sai do turbo esta com um aspecto esquezito, normalmente isso acontece pois andou ai oleo nessas zonas e a tubagens vai á vida.
Santana- Mensagens : 155
Data de inscrição : 30/11/2008
Idade : 49
Localização : Castelo Branco
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|